102017abr
Holmium LASER: conheça o novo tratamento para o aumento benigno da próstata

Carlos D’Ancona

Os sintomas do trato urinário inferior (jato fraco, dificuldade para urinar, acordar varias vezes a noite) no homem são de extrema relevância, principalmente devido à alta incidência e aos impactos na qualidade de vida.

Os sintomas relacionados ao aumento do benigno da próstata podem acometer até 80% dos homens com mais de 70 anos de idade. Embora os sintomas possam ser tratados adequadamente com medicamentos, os pacientes que continuam com problemas significativos de micção acabarão por requerer intervenção cirúrgica para evitar complicações em longo prazo, como retenção urinária, infecções do trato urinário e cálculos da bexiga.

Quando o tratamento cirúrgico é considerado, a ressecção transuretral da próstata (RTUP) é um dos métodos mais empregados. Embora a morbidade associada com a RTUP seja baixa, algumas complicações como a síndrome da ressecção transuretral e sangramentos podem ocorrer. Por esta razão, muitas alternativas têm sido desenvolvidas na tentativa de não só proporcionar um tratamento cirúrgico eficaz para o aumento benigno da próstata, como também de minimizar o risco de complicações e o tempo de permanência hospitalar.

Um desses avanços tecnológicos envolve o holmium: YAG laser. O uso do laser holmium no tratamento do aumento benigno da próstata mudou significativamente nos últimos anos. À medida que as técnicas foram aperfeiçoadas e o equipamento melhorado, o espectro de tratamento progrediu desde a simples vaporização do tecido até à remoção completa, ou enucleação de lóbulos do adenoma prostático.

Atualmente, a enucleação à laser da próstata (HoLEP) representa o último refinamento da técnica de ressecção. Este procedimento pode ser utilizado em próstatas de todos os tamanhos, mesmo as próstatas extremamente grandes, que anteriormente teriam exigido uma cirurgia aberta, podem ser tratadas dessa forma. Além disso, possui a vantagem de levar a um menor tempo de hospitalização e menos sangramento.