cirurgia_roboComo funciona a cirurgia robótica

Graças ao avanço da tecnologia, hoje os pacientes podem contar com as cirurgias robóticas, procedimentos cirúrgicos minimamente invasivos que oferecem inúmeras vantagens frente às cirurgias feitas de modo convencional. Entre os benefícios dessa prática estão a diminuição da dor e do desconforto no pós-operatório e menor tempo de permanência no hospital.

No campo da urologia, as cirurgias robóticas são utilizadas no tratamento de diversas doenças, como o câncer de rim e próstata. Praticada no Brasil desde meados dos anos 2000, a cirurgia robótica é realizada por meio de um robô dotado de quatro braços poliarticulados, com flexibilidade de 360º e movimentos precisos, conectados à micro câmeras e pinças.
Durante o procedimento cirúrgico, o robô reproduz os movimentos realizados pelo cirurgião com o apoio de imagens tridimensionais e dispositivos que conferem maior destreza e controle durante procedimentos em áreas delicadas.

Eficiência no tratamento do câncer de próstata
A cirurgia robótica é muito utilizada no tratamento do câncer de próstata, o segundo tipo de tumor mais comum entre os homens no Brasil, ficando atrás apenas para o câncer de pele.
As vantagens do procedimento incluem a diminuição do sangramento e o tempo em que o paciente fica com a sonda. Além disso, estudos internacionais já observaram um aumento da taxa de preservação da função sexual, redução da incontinência urinária e melhor controle do câncer.