142021abr

Carlos D’Ancona
Professor Titular de Urologia
Universidade Estadual de Campinas

A estenose da uretra é uma das doenças mais antigas e difíceis de tratar na Urologia. Consiste na diminuição da luz da uretra e pode ser causada por trauma, infecção e como complicação de cirurgia. A mais antiga documentação conhecida de tratamento da estenose uretral vem da Índia no Século 6 AC, onde ocorreu melhora com dilatação da uretra. A estenose da uretra tem impacto negativo na qualidade de vida do paciente e alto custo para a área da saúde. No entanto, ainda falta uma avaliação detalhada desta entidade. Isso ocorre porque a uretra é um órgão complexo, caracterizado por áreas diferentes, cada uma das quais sujeita a estreitamentos de diferentes tipos.
Distúrbios da uretra masculina e feminina é um diagnóstico difícil, pois o exame físico é muitas vezes limitado e a história clínica e / ou sintomas podem ser inespecíficos e sugestivos de múltiplas doenças. Portanto, imagens detalhadas e precisas em homens e mulheres tornam-se importantes no diagnóstico de doença uretral, bem como na orientação do planejamento cirúrgico quando a intervenção cirúrgica é necessária.
Uma avaliação padrão inclui uretrocistografia retrógrada (introdução retrograda do contraste na uretra) combinada com cistouretrografia miccional (enchimento da bexiga com contraste e capturado imagens durante a micção) para determinar a extensão do defeito uretral. Novos métodos têm sido desenvolvidos como a ultrassonografia e a ressonância magnética que tem ajudado a demonstrar com mais precisão o comprometimento da uretra.
Várias formas de tratamento foram desenvolvidas como a uretrotomia interna (incisão da uretra por via endoscópica), uretroplastia termino-terminal (retirada da área de estenose e reanastomose da uretra) e uso de tecidos de outras partes do corpo e
atualmente o mais usado é a mucosa da bochecha (interposição de outros tecidos no local da estenose). O tratamento deve ser individualizado para cada caso e os resultados tem melhorado muito nos últimos anos.