uro_funcional
A Urologia Funcional abrange todos os aspectos que envolvem a investigação, o diagnóstico e o tratamento dos distúrbios que comprometem o funcionamento normal do trato urinário, tanto masculino como feminino.

Entre os distúrbios abrangidos neste campo, estão inclusas as disfunções de origem neurogênicas e não neurogênicas, tais como a incontinência urinária, defeitos do assoalho pélvico, enurese noturna, transtornos da bexiga neurogênica, entre outros.

Graças à evolução dos estudos funcionais do trato urinário inferior, como urodinâmica, estudos neurofisiológicos, entre outros, a compreensão dos diferentes distúrbios funcionais tem avançado, assim como a implementação de diferentes terapias que vão desde tratamentos conservadores simples, como a modificação de hábitos, até procedimentos complexos.

Além disso, a urologia funcional costuma se relacionar também com outras especialidades como a ginecologia, neurologia, neurocirurgia, traumatologia, cirurgia geral e colorretal, geriatria, medicina interna e cirurgia pediátrica.