laparoscopiaA laparoscopia ou videolaparoscopia é uma intervenção cirúrgica minimamente invasiva realizada com pequenas incisões. Durante o procedimento, uma mini câmera é introduzida no corpo e projeta imagens em alta resolução das cavidades internas para monitores de vídeo.
Antigamente, esse procedimento era útil somente para diagnósticos, hoje em dia, permite colher materiais para biópsias e praticar intervenções cirúrgicas, que antes só eram possíveis em cirurgias abertas.
A vantagem da videolaparoscopia é poder realizar cirurgias com a mesma eficiência e segurança daquelas feitas de modo convencional (abertas). Dessa forma, o paciente sente menos dor e desconforto após o procedimento e a recuperação é mais rápida. Além disso, as pequenas incisões deixam cicatrizes menores.
Embora seja um procedimento pouco invasivo, a cirurgia laparoscópica requer a realização de anestesia geral, necessitando de internação hospitalar. Por isso, é solicitado aos pacientes a realização de exames pré-operatórios.

As aplicações da cirurgia laparoscópica na área da urologia são bastante amplas. Veja alguns exemplos de procedimentos:
Prostatectomia Radical Laparoscópica
Consiste na remoção cirúrgica da próstata. Pode ser realizada por patologias benignas ou malignas, como o câncer da próstata.
Nefrectomia Laparoscópica
Consiste na retirada cirúrgica do rim. A exemplo da prostatectomia, ela pode ser realizada para patologias benignas e malignas.
Pieloplastia Laparoscópica
Consiste na correção cirúrgica das obstruções ou estenoses da região onde termina o rim e começa o ureter.