urodinaOrientações sobre o exame urodinâmico

Como o exame é realizado? 
A primeira parte do exame consta de uma entrevista com o medico sobre os sintomas do trato urinário inferior e esclarecimento de como é realizado o procedimento.
A seguir o paciente é encaminhado na sala de exame onde a primeira parte do estudo consiste no registro da micção sendo medido a velocidade do fluxo e o volume da urinado (urofluxometria).
A seguir, o paciente é posicionado na mesa de exame onde são introduzidas as sondas na uretra (canal da urina) e no reto, com auxílio de um gel anestésico. Estas sondas permitem verificar a pressão no interior da bexiga durante o enchimento e o esvaziamento da bexiga.
A introdução destas pequenas sondas não machuca, e é muito bem tolerada pelos pacientes.

O tempo médio de duração do exame é de uma hora.

Após a realização do exame poderá ocorrer aumento da sensibilidade uretral (geralmente por 1 ou 2 dias).

O que fazer no dia do exame?

Trazer uma lista de todos os medicamentos de uso continuo; diário miccional (se disponível); exames de imagem (ultrassom, radiografias) e exames laboratoriais recentes.
Procure chegar cerca de 30 a 40 minutos antes da hora marcada (você terá tempo de ingerir líquidos, fazer o cadastro e entrar para o exame mais tranquilo).
Faça uma refeição leve.
Venha com a bexiga confortavelmente cheia.
Não urine ao chegar no consultório.

Não há restrições quanto à alimentação e não é necessário jejum, beba bastante líquido para encher a bexiga mais facilmente.
Fique tranquilo se estiver usando sonda na bexiga ou se não conseguir ficar com a bexiga cheia.

CUIDADOS APÓS A AVALIAÇÃO URODINÂMICA.
Você receberá orientação de beber muito liquido após o exame e receita da analgésico. Em caso específico será prescrito antibiótico.
Você poderá sentir certo grau de desconforto ou ardência uretral que deve desaparecer em 24 horas.
Pode haver algum grau de sangramento urinário que na maioria das vezes se manifesta através de urina avermelhada ou pequenas gotas de sangue que desaparecem rapidamente.
Caso apresente sintomas tais como febre, calafrios, ardência urinária e aumento da freqüência miccional após o exame, procure seu médico que solicitou o exame ou volte ao consultório onde foi feito o estudo urodinâmico.