142021abr
Estenose da Uretra

Estenose da Uretra

Carlos D’Ancona Professor Titular de Urologia Universidade Estadual de Campinas A estenose da uretra é uma das doenças mais antigas e difíceis de tratar na Urologia. Consiste na diminuição da luz da uretra e pode ser causada por trauma, infecção e como complicação de cirurgia. A mais antiga documentação conhecida de tratamento da estenose uretral…

Leia mais
142021abr
Incontinência Urinária no Idoso

Incontinência Urinária no Idoso

Carlos D’Ancona Professor Titular de Urologia Universidade Estadual de Campinas A definição da Organização Mundial da Saúde (OMS), considera idoso, indivíduos com mais de 60 anos de idade nos países em desenvolvimento e de 65 anos nos países desenvolvidos. Interpretações sobre envelhecimento do homem mudaram e atualmente considera-se que a perda das habilidades comumente associadas…

Leia mais
122019mar
Fisioterapia na incontinência urinária pós protatectomia radical

Fisioterapia na incontinência urinária pós protatectomia radical

A prostatectomia radical é a cirurgia para a retirada do câncer de próstata, sendo considerada uma forma curativa de tratamento para a doença. Existem complicações que podem surgir após o ato cirúrgico, como a incontinência urinária e a disfunção erétil. A incidência da incontinência urinária pós-prostatectomia radical varia de 5 a 20%, principalmente no primeiro…

Leia mais
272017jun
Cistite Intersticial: A doença do presente

Cistite Intersticial: A doença do presente

Marcella Victall A cistite intersticial (CI), também chamada de síndrome da bexiga dolorosa, é uma doença crônica da bexiga que acomete mulheres e homens na idade adulta, causando sintomas urinários que correm na ausência de infecção do trato urinário ou outras doenças. É caracterizada por sintomas urinários de frequência (ir muitas vezes ao banheiro desde…

Leia mais
202017jan
Aumento benigno da próstata

Aumento benigno da próstata

A hiperplasia benigna da próstata, mais conhecida como “próstata aumentada”, é uma das enfermidades mais frequentes no mundo, sendo considerada a quarta condição mais diagnosticada em homens acima dos 50 anos. A prevalência dessa doença aumenta com a idade, e a estimativa mundial dos indivíduos afetados em 2018 será de 2,3 bilhões devido ao aumento da expectativa de vida do…

Leia mais
102016nov
Novembro Azul

Novembro Azul

Dr. Juliano Moro Urologista do Centro de Urologia Integrada Neste mês de novembro, não deixe de procurar um urologista. Pode ser uma ótima oportunidades para fazer o rastreio do câncer de próstata. O exame, também chamado de screening, realiza a pesquisa da neoplasia de próstata, sem a presença de qualquer sintoma. Essa prática apresenta como…

Leia mais
222016fev
Como funciona a cirurgia robótica

Como funciona a cirurgia robótica

Graças ao avanço da tecnologia, hoje os pacientes podem contar com as cirurgias robóticas, procedimentos cirúrgicos minimamente invasivos que oferecem inúmeras vantagens frente às cirurgias feitas de modo convencional. Entre os benefícios dessa prática estão a diminuição da dor e do desconforto no pós-operatório e menor tempo de permanência no hospital. No campo da urologia,…

Leia mais