222016fev
Para que serve a próstata

Para que serve a próstata

A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino, localizada na parte baixa do abdômen. O tamanho de uma próstata saudável é pouco maior que o de uma noz e pesa cerca de 20 gramas. A próstata produz e armazena parte do fluído seminal (de 10 a 30%) e, juntamente com os espermatozoides, forma o sêmen.

A próstata é forrada pelos músculos do assoalho pélvico, que se contraem durante a ejaculação, ajudando a liberar o sêmen. É dentro da próstata que ocorre a transformação da testosterona, o principal hormônio masculino, em dihidrotestosterona, responsável pelo controle do crescimento da glândula. A próstata fica encostada na parte inferior da bexiga. O aumento exagerado da glândula afeta o funcionamento do sistema urinário, dificultando a passagem da urina.

Principais doenças da próstata
Hiperplasia prostática benigna: Uma das doenças mais comuns da próstata, em homens com mais de 50 anos. A próstata cresce lentamente com o processo de envelhecimento. Em alguns homens, o volume desse aumento é maior e causa a HPB, que é uma doença benigna, ou seja, não é câncer. O aumento da próstata causa sintomas diversos, entre eles a dificuldade em urinar.

Prostatite: A prostatite é a inflamação da próstata. Em geral, é mais comum em homens entre 30 e 50 anos de idade. A doença pode ser causada por bactérias (bacteriana) ou por outros microrganismos. Uma das causas mais prováveis é o estresse emocional. A prostatite pode ser aguda ou crônica.

Câncer de Próstata: O câncer de próstata é a segunda causa de mortes por câncer no Brasil, perdendo apenas para o câncer de pele não-melanoma. Estima-se que 400 mil homens entre 45 e 75 anos possuem a doença e não sabem. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Urologia, um novo caso é registrado a cada três minutos e uma morte acontece a cada 24 minutos no Brasil, tendo como causa o câncer de próstata.
Em 80% dos casos cresce lentamente (leva cerca de 15 anos para atingir 1cm3) e não causa nenhum sintoma. Em estágios mais avançados, os tumores na próstata podem causar dificuldade para urinar, sensação de não esvaziar a bexiga e presença de sangue na urina. Dores ósseas, principalmente na região das costas, podem indicar que a doença já evoluiu para um estágio de maior gravidade, com metástases. A boa notícia é que quando o tumor é detectado em fase inicial, as chances de cura variam de 70% a 90%.

Cuide bem da sua próstata
Todo homem a partir dos 40 anos deve procurar um urologista para fazer um check up da próstata.

Exame de toque: é indispensável e deve começar a ser feito a partir dos 40 anos para quem tem histórico familiar. Com um simples encostar de dedo, o urologista é capaz de perceber se a próstata mantém a consistência elástica ou se está endurecida. O endurecimento é sinal de que algo pode estar errado.

PSA: a dosagem dessa proteína pode detectar precocemente alterações no funcionamento da próstata. Com a análise de suas concentrações no sangue é possível detectar tumores microscópicos. Combinados, o PSA e o toque retal dão aos médicos um diagnóstico quase absoluto.
Ultrassom: outro exame importante para a saúde da próstata, que consegue detectar alterações no tamanho e qualquer outra mudança na pelve, incluindo bexiga, canais urinários, etc.



Deixe um comentário