102016nov
Novembro Azul

Novembro Azul

Dr. Juliano Moro
Urologista do Centro de Urologia Integrada

Neste mês de novembro, não deixe de procurar um urologista. Pode ser uma ótima oportunidades para fazer o rastreio do câncer de próstata. O exame, também chamado de screening, realiza a pesquisa da neoplasia de próstata, sem a presença de qualquer sintoma. Essa prática apresenta como benefício potencial a capacidade de detectar o câncer de próstata em estágio precoce, permitindo maior êxito no tratamento curativo.
O câncer de próstata é a segunda causa de morte por câncer entre os homens brasileiros, perdendo apenas para o câncer de pulmão. A realização do rastreio da doença, a partir dos 50 anos, é essencial para o diagnóstico precoce com maiores chances de sucesso no tratamento.
O rastreio pode ser realizado facilmente em uma consulta urológica por meio do toque retal (palpação da próstata) e da dosagem sérica de PSA (Prostatic Specific Antigen – Antígeno Prostático Específico). Portanto, é muito simples, rápido e pode trazer grande benefício para os pacientes em que a neoplasia é detectada precocemente.

Além disso, essa campanha pode ser uma excelente oportunidade para os homens que apresentam sintomas urinários como:
– Esforço para iniciar a micção
– Jato urinário fraco
– Jato urinário entrecortado (intermitente)
– Sensação de esvaziamento incompleto da bexiga
– Urgência miccional (vontade súbita e imperiosa de urinar)
– Noctúria (micção noturna)
– Aumento da frequência de micções

É importantíssimo realizar uma consulta urológica para avaliação desses sintomas, visto que não são normais e podem estar relacionados a vários distúrbios envolvendo a bexiga e/ou a próstata. Tais distúrbios podem ser facilmente tratados, e o benefício na melhoria da qualidade de vida pode ser surpreendente.
Por isso, o mês de novembro é uma ótima oportunidade para uma consulta urológica, que pode trazer muitos benefícios para a saúde dos homens.



Deixe um comentário