esteA estenose da uretra é o estreitamento de um segmento da uretra que pode gerar uma diminuição ou interrupção do fluxo urinário, levando a diversas complicações. Geralmente, as causas do problema estão relacionadas a traumas e lesões – como fraturas de bacia ou pancadas – procedimentos cirúrgicos, infecções e câncer.
Entre os principais sinais da estenose uretral estão fluxo reduzido de urina, dificuldade miccional, jato espraiado, gotejamento após urinar, necessidade de urinar com mais frequência, levantar à noite para urinar, ardência e incontinência urinária em alguns casos.

Diagnóstico
O diagnóstico é feito com base nos sintomas descritos acima e exames clínicos e de imagem que ajudarão a avaliar a localização e a extensão exata da estenose. Exames como Urofluxometria, Uretrocistografia e Cistoscopia estão entre os principais para a detecção do problema.

Complicações
Em alguns graus da estenose, uma parte da urina pode ficar presa no interior da bexiga (urina residual), e como consequência, gerar infecções, nos testículos e nos rins, entre outros problemas.

Tratamento
O tratamento para a estenose de uretra depende da localização e extensão da lesão. Os mais simples incluem as uretrotomias internas, nas quais se introduz um aparelho pelo canal da urina e tenta abrir a uretra. No entanto, o procedimento cirúrgico conhecido como uretoplastia costuma ser o mais indicado.